No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – Componente 03 Respostas Sociais – Investimento RE-C03-i01 Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, surge a medida Radar Social.
O Radar Social assenta:
Pretende:
De acordo com o Diagnóstico Social do concelho (que carece de atualização), atentos às suas grandes prioridades de atuação e eixos de intervenção e tendo presente o índice de envelhecimento do concelho (com um rácio 351,18 de acordo com os Censos de 2021), faz sentido uma breve reflexão.
As famílias constituem uma parte integrante da rede de proteção social sendo o primeiro nível de suporte e de apoio para seus membros. O papel da família na prestação de apoio social é bastante abrangente.
O concelho de Fronteira, à semelhança de outros concelhos do Distrito de Portalegre, tem assistido a mudanças significativas nas estruturas familiares ao longo das últimas décadas. As causas para tais alterações são múltiplas e incluem fenómenos como o envelhecimento da população, os processos de urbanização, as mudanças na dinâmica do trabalho ou as alterações na formação dos relacionamentos. No concelho de Fronteira é possível verificar um elevado número de famílias unipessoais, correspondendo a 27,0% do total de famílias.
As alterações na dimensão das famílias indicam uma mudança na dinâmica familiar e na composição global das famílias na região e no concelho. As implicações sociais desta tendência não devem ser subestimadas. Famílias mais pequenas podem significar menos apoio para familiares idosos, por exemplo.
Esta é uma situação que pode traduzir-se numa maior vulnerabilidade dos idosos na medida em que pode resultar numa maior dificuldade financeira, falta de apoio social, declínio da saúde mental, maiores dificuldades com as tarefas do dia-a-dia e uma maior exposição a fraudes, por exemplo. Decorre destas tendências a necessidade de uma atenção particular para o desenvolvimento de políticas locais de apoio e de suporte dirigidas a idosos que residem sozinhos (ou em casal) e que incidam sobre as diferentes dimensões do problema.
Assim, atentos à questão do envelhecimento demográfico e através de um trabalho em rede, pretende-se com este projeto a promoção do bem-estar das pessoas idosas do concelho de Fronteira, mitigando a problemática do isolamento social, reforçando a rede de suporte e apoio social e promovendo a inovação de práticas de bem estar e qualidade de vida.
A equipa do Radar Social desenvolve a sua atividade na Rede Social e nas suas estruturas operacionais, enquanto recursos humanos permanentes para mobilização da Rede, em grande proximidade e articulação com as instituições que compõe a rede de parcerias locais,
Atividades a Executar: