Em 2017, Maria do Rosário Gomes, inspirada pelas suas origens alentejanas, começou a dedicar-se à produção de bolachas, biscoitos e bolos tradicionais do Alentejo dando a provar a familiares e amigos.
Na sequência da excelente recepção, elogios e prazer pelo que estava a fazer, Rosário começou a “cozinhar” a ideia de se tornar Empresária em Nome Individual tendo, assim, nascido a marca Pescoto du Monti.
E tudo começou pela paixão da doçaria alentejana herdada da minha querida mãe Auta. As broinhas da Auta deram início a este sonho tornado realidade! A forma como a minha mãe pronunciava biscoito (Pescoto) e o enorme gosto pelo seu monte (Monti) deram origem ao nome Pescoto du Monti.
Em 2023 e 2024, a Pescoto du Monti viu-se representada por alguns produtos nos Concursos Nacionais de Produtos Tradicionais Portugueses tendo recebido diversas medalhas, como por exemplo:
As receitas utilizadas agora por Rosário são as mesmas que a sua avó e mãe usavam e lhe passavam durante a sua infância e juventude. Não deixando, ainda assim morrer um espírito inovador, Rosário resolveu também ela mesma criar as suas próprias receitas mantendo os saberes tradicionais alentejanos.