Com um traço tipicamente alentejano, o concelho de Fronteira está subdividido em três freguesias, Fronteira, Cabeço de Vide e São Saturnino. Cada uma com a sua beleza e encanto, na oferta turística Cabeço de Vide apresenta diversidade, desde o seu centro histórico até às Termas da Sulfúrea, famosas pela sua água com características únicas no país.
Com inúmeros monumentos megalíticos com mais de 10 mil anos, os vestígios de ocupação humana na localidade de Fronteira estão representados pelas, aproximadamente, 30 antas e os dólmenes da Necrópole Megalítica da Herdade Grande ou as rochas gravadas da Herdade dos Pintos.
Fundada no reinado de D. Dinis, o registo histórico da vila de Fronteira está saliente ainda em algumas ruínas do que foi outrora um Castelo. Mas a sua marca na história é mais visível com o Centro de Interpretação da Batalha de atoleiros que tem como missão dar a conhecer ao grande público a história da batalha e o papel de Nuno Álvares Pereira no desenrolar dos acontecimentos da crise dinástica de 1383-1385.
Em paragem por Fronteira a paisagem natural do Centro Ecoturístico da Ribeira Grande e o património saltam à vista, desde as Igrejas, Paços do Concelho até à antiga Estação de Caminho-de-Ferro, com os seus painéis de azulejos, onde acolhe um dos pontos da Ecopista Atoleiros – Sulfúrea.