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O que é o SAAS?
Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, consiste num atendimento de primeira linha que responde eficazmente às situações de crise e/ou de emergência social, bem como num acompanhamento social destinado a assegurar o apoio técnico, tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais.
Princípios Orientadores
• Promoção da inserção social e comunitária,
• Contratualização para a inserção, como instrumento mobilizador da corresponsabilização dos diferentes intervenientes;
• Personalização, seletividade e flexibilidade dos apoios sociais;
• Intervenção prioritária das entidades mais próximas dos cidadãos;
• Valorização das parcerias para uma atuação integrada;
• Intervenção mínima, imediata e oportuna.
Objetivos
• Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequados a cada situação;
• Apoiar em situações de vulnerabilidade social;
• Prevenir situações de pobreza e exclusão social;
• Contribuir para a aquisição e ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social;
• Assegurar o acompanhamento social no percurso de inserção social;
• Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional
Atividades
• Atendimento, informação e orientação da pessoa e família, tendo em conta os seus direitos, deveres e responsabilidades, bem como dos serviços adequados à situação e respetivo encaminhamento;
• Acompanhamento e apoio técnico, tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais de cada pessoa e família;
• Informação detalhada sobre a forma de acesso a recursos, equipamentos e serviços sociais que permitam às pessoas e famílias o exercício dos direitos de cidadania e participação social;
• Atribuição de prestações de carácter eventual com o objetivo de colmatar situações de emergência social e de comprovada carência económica;
• Planeamento e organização da intervenção social;
• Contratualização no âmbito da intervenção social;
• Coordenação e avaliação da execução das ações contratualizadas.
• Celebração e acompanhamento dos contratos de inserção no âmbito da prestação RSI
Destinatários
Pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, incluindo beneficiários de RSI, bem como em situação de emergência social.
Equipa Técnica
– Coordenadora
– 2 Técnicas de SAAS
Local e Horário de Funcionamento
Câmara Municipal de Fronteira
Praça do Município, 7460-110 Fronteira
9:00h ás 13:00h / 14:00h ás 16:00h
Contactos
TEL: 245 600 080
E-MAIL: acao.social@cm-fronteira.pt
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