Na sequência das intempéries de dezembro de 2022, o Município de Fronteira solicitou à Escola Agrária do Instituto Politécnico de Viseu uma avaliação Fitossanitária e Biomecânica ao eucalipto junto à ponte sobre a Ribeira Grande, de modo a avaliar a sua estabilidade e eventuais riscos que esta possa representar para a via pública e para a segurança de pessoas e bens.
O parecer emitido e devidamente sustentado concluiu que “A árvore apresenta Grau de fratura Elevado. (…) Quanto à Probabilidade de atingir um alvo, constata-se que esta está implantada num local muito frequentado por pessoas e veículos, pelo que se considera Elevada. Assim, o nível de risco é considerado CRÍTICO.
(…) a sintomatologia apresentada por este exemplar arbóreo, o qual denota uma acentuada perda de vigor e decrepitude, por força da evolução da podridão na zona do colo que se prolonga para o tronco e atinge uma larga proporção da copa, coloca em causa a estabilidade estrutural e biomecânica da árvore. Acresce que atendendo à sua localização, próxima da estrada EN 245 e à ponte e por ser um lugar frequentado, deve ser considerado o seu abate como a medida preventiva de segurança mais ajustada.
Uma eventual opção pela manutenção do exemplar por elevado interesse patrimonial, evocando questões de índole cultural, paisagística ou outra, obrigaria à realização de um conjunto de intervenções sem quaisquer garantias de sucesso no controlo e estabilização estrutural e biomecânica da árvore.”
Entretanto, o Município de Fronteira solicitou mais opiniões técnicas sobre a fundamentação e conclusões alcançadas no referido parecer, sendo unânime que a solução do abate da árvore era a única tecnicamente adequada para a segurança de pessoas e bens.
Nessa medida, por se encontrar nas minhas competências em matéria de proteção civil, e porque a segurança da vida e integridade física do ser humano vem acima de quaisquer outros valores, ordenei que se procedesse ao abate preventivo do referido eucalipto com recurso a empresa especializada na área, tendo o mesmo ocorrido na presente data.
O Presidente da Câmara Municipal de Fronteira,
Rogério David Sadio da Silva